O hábito de ranger os dentes involuntariamente é comum entre os pequenos e por isso é importante agir para evitar o problema. Ranger os dentes é comum até os seis anos de idade, já que a boca está aos poucos crescendo e acomodando os novos dentes.No entanto, o hábito deve ser observado já que o bruxismo também pode ser um reflexo de problemas emocionais.

O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e stress decorrentes. Além dos motivos emocionais, o bruxismo também pode estar relacionado a diferentes problemas , seja a má oclusão, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira, problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários.

Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes é necessário algum tipo de tratamento ortodôntico, como a colocação de aparelho.

Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o problema em crianças. Incentivar a mastigação desde pequenos é uma delas.  Do lado emocional, tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada para a criança pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o bruxismo.

De qualquer forma, a melhor maneira de saber o tratamento ideal para o bruxismo é consultar um dentista.