Por que é importante o uso do fio dental para seus dentes?

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

Qual escova de dentes devo usar?

Você deve usar uma escova dental que tenha cerdas macias, cabeça pequena e cabo reto. De preferência com cabeça arredondada, não ultrapassando um período de uso de 3 meses.

Quando usar a primeira escova?

A primeira escova deve ser utilizada antes do aparecimento dos primeiros dentes. A higienização pode ser feita com uma gaze umedecida em crianças que ainda não possuem seus dentes. Com os primeiros dentes surgindo, utilize as escovas dentais.

O que devo usar, fio ou fita dentária?

As duas opções são eficazes, depende mais da adaptação de cada paciente.

Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?

O ideal é escovar os dentes após todas as refeições, ou recomenda-se  no mínimo, 3 vezes ao dia.

Com que freqüência devo ir ao dentista?

Geralmente recomenda-se a visita ao dentista a cada 6 meses, se você não apresentar dor.

O que é fluorose?

A fluorose dentária são manchas causadas pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes.

Vale a pena usar escovas elétricas?

Se você não apresenta problemas motores ou dificuldade de escovação, não é necessário utiliza-las. Elas não apresentam vantagens em relação a escova manual.

Por que os dentes escurecem?

Os dentes escurecem devido a vários fatores: morte da polpa ou necrose, excesso de pigmentação de alimentos ingeridos ou ação de produtos utilizados no tratamento endodôntico.

Por que é importante tratar os dentes de leite?

Se não tratar os dentes de leite, pode causar uma infecção bucal ou prejudicar os dentes permanentes. Além disso, sua perda causa movimentação dos dentes e perda de oclusão, sendo necessário o tratamento ortodôntico para correção.

Posso fumar logo após a extração de um dente?

O cigarro interfere no processo de cicatrização, podendo até causar a Alveolite.

Caso eu tenha perdido um dente em um acidente, é possível reimplantá-lo?

A conduta ideal é pegar o dente pela parte da coroa(que fica exposta na boca), colocar em soro ou leite e ir ao dentista o mais rápido possível, para analisar o caso.

O dente do siso sempre deve ser extraído?

O dente do siso só deve ser extraido em casos de dor, má posição ou se estiver atrapalhando o tratamento ortodôntico.

Como deve ser feito o clareamento?

A única forma segura de ter dentes brancos é com o clareamento realizado pelo dentista com a aplicação do peróxido de carbamida ou do peróxido de hidrogênio.Usados sem orientação, os clareadores oferecem também risco de formação de úlceras na gengiva.

Pastas com branqueadores são eficazes?

Elas são ricas em substâncias abrasivas (como sílica e bicarbonato) para a eliminação de manchas superficiais. Para eliminar manchas, esses cremes dentais desgastam o esmalte, o que pode acarretar retrações da gengiva e maior sensibilidade.

E o uso de água oxigenada e bicarbonato e sódio?

São contraindicadas, procure seu dentista.

Café e refrigerantes mancham os dentes?

Os alimentos como café, refrigerantes escuros, vinho tinto e chás são ricos em pigmentos, que impregnam o esmalte e contribuem para conferir ao dente uma coloração escurecida.

Cárie dá em qualquer idade?

Sim.  A prevenção se dá pela escovação dos dentes, no mínimo três vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor, passar fio dental todo dia e fazer consultas periódicas ao dentista.

Antissépticos bucais substituem a escovação?

Não, e eles devem ser utilizados com moderação. Nada substitui a escova e a pasta dental.

Por que às vezes os dentes doem quando tomamos gelado?

Isso ocorre pela presença de sensibilidade onde os milhares de canais microscópicos presentes na dentina, tecido que forma o corpo do dente, ficam expostos e são submetidos a pressão, frio, calor, alimentos doces ou ácidos.

O que é erosão dentária?

É a perda progressiva do esmalte, ela é causada pelos ácidos existentes em alimentos, como frutas ácidas, refrigerantes, isotônicos e vinho branco. Também pode ser provocada por doenças como hipertireoidismo e bulimia.

Se a gengiva está sangrando, posso passar fio dental?

Sim, você deve. O sangramento se deve principalmente à gengivite, inflamação da gengiva decorrente da remoção inadequada de placa bacteriana dos dentes.

É verdade que um problema dental pode provocar doenças cardíacas?

Sim, já está mais que comprovado que isso pode ocorrer. Se a cárie se aproximar da polpa do dente, por onde passa a corrente sanguínea, as bactérias podem alcançar o sangue e circular pelo organismo.

Dá para prevenir a retração da gengiva?

Os maiores culpados são escovação inadequada, contatos prematuros e inflamações na gengiva. Você pode prevenir as causas e evitar a retração.

 

 

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato .

facebookinstagramgoogle