O aparelho autoligado não utiliza borrachinhas gerando menor atrito dos fios e proporcionando maior saúde bucal.

 Sistema autoligado é mais caro do que o convencional?

Geralmente o preço do aparelho autoligado é mais caro do que o convencional. O valor dos aparelhos autoligados varia de acordo com a marca escolhida e o material desejado.

 Ele dói menos?

A diferença do sistema autoligado com os aparelhos convencionais é que os arcos ortodônticos são ligados aos braquetes  sem a necessidade de borrachinhas, o que causa uma diminuição das forças aplicadas sobre os dentes e periodonto.

Sem as borrachinhas o atrito é menor e contínuo, por isso, os dentes se movimentam de forma mais constante e suave.

Como é feita a limpeza desse tipo de aparelho?

Por ser considerado um aparelho mais higiênico, muitas vezes os pacientes pensam que exige menos limpeza. Isso não é verdade.

As borrachinhas do aparelho tradicional facilitam o acúmulo de bactérias que causam a placa bacteriana e cáries, mas nos dois sistemas é necessária uma higiene bucal adequada, com o uso de fio dental e escovações três vezes ao dia.

O tratamento é mais rápido?

O tempo de duração de um tratamento está ligado com os hábitos dos pacientes e com a característica de cada caso. O que relatam pesquisas é que ocorre uma tensão mais constante sendo possível agilizar a movimentação dos dentes e da arcada dentária e, consequentemente, diminuir o tempo do tratamento.

De que cor é o aparelho?

Têm a possibilidade de ser produzidos em metal ou de materiais transparentes.

Ele pode causar manchas nos dentes?

Todos os tipos de aparelho podem causar manchas nos dentes se não apresentar uma boa higienização.

É recomendado reduzir o consumo de alguns alimentos e bebidas com muitos pigmentos, como café, vinhos tintos, refrigerantes e chimarrão.

 O sistema autoligado reduz a necessidade de extração de dentes?

O sistema permite expansões na arcada dentária maiores do que o método convencional, entretanto, a retirada ou não de um dente tem de ser determinada por um dentista de acordo com o caso de cada paciente.

 Em que casos o aparelho autoligado é recomendado?

  • Problemas como dentes desalinhados,
  • Mordidas cruzadas,
  • Nascimento de dentes fora do lugar

Na fase de fechamento de espaços e de acabamentos, não já uma diferença significativa entre o sistema autoligado e o sistema tradicional.

 Vou precisar usar contenção após o tratamento?

O uso de um aparelho autoligado ou tradicional não influencia nesta decisão. A necessidade ou não da contenção depende da avaliação do dentista. Marque aqui.

 

facebookinstagramwhatsapp