Ortodontia é a especialidade que trata das posições dentárias e dos ossos da face, posicionando-os de forma adequada. Dentes que apresentam uma posição desfavorável acabam acarretando uma higiene precária, podendo ser perdidos ou levando à doença periodontal. Podem trazer também dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas devido ao estresse adicional aos músculos de mastigação. O aparelho ortodôntico é ótimo para evitar esses problemas.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Quem cuida dessa área da Odontologia é o  ortodontista.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Um exame clínico, moldes de gesso, fotografias e radiografias são utilizadas para o diagnóstico ortodôntico. Por isso, apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.

Os problemas abaixo são identificados em casos que necessitam de aparelho ortodôntico.

Sobremordida:

Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios.

Mordida cruzada anterior:

Quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona  atrás.

Mordida cruzada:

Quando a arcada superior não fica  à frente da arcada inferior ao ocluir.

Mordida aberta: 

             Espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha mediana:

Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema:

Espaços entre os dentes.

Apinhamento: 

Quando os dentes ficam muito juntos por não possuir espaço na arcada dentária.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Marque aqui sua consulta.

 

 

facebookinstagramgoogle