Quando usar os aparelhos ortopédicos
Até os seis anos de idade, o organismo da criança ainda está em formação. Portanto, é nesse período que a prevenção, controle e tratamento dos desequilíbrios ósseos, musculares, dentários e articulares são recomendados. Então, pode-se utilizar os aparelhos ortopédicos para as correções da face.
O aparelho ortopédico atua como auxiliar na manutenção de espaços que existem entre os dentes da criança, ao mesmo tempo evita a ocorrência de maloclusão.
Os aparelhos são recomendados para uma ampla gama de problemas, incluindo mordidas abertas, dentes encavalados, dentes espremidos, espaços entre os dentes e problemas de mordida cruzada. Além de melhorar a aparência dos dentes, um tratamento bem-sucedido também pode melhorar a função dental, prevenir problemas futuros ou seja, melhorar a saúde geral da boca.
Além disso, são várias as opções de aparelhos ortopédicos, cada caso usará o seu tipo.
Geralmente são feitos com uma placa de resina que pode ser transparente ou colorida. Ela direciona principalmente o desenvolvimento dos dentes e dos ossos maxilares.
Contudo, em alguns casos, ainda é necessário a utilização de um complemento do tratamento ortopédico com a ortodontia, feito com o aparelho fixo após o nascimento dos dentes permanentes.
Alguns tipos de aparelhos ortopédicos:
- Bionator
- Frankell
- Planas
- Expansor da Maxila
Problemas que podemos corrigir:
- Mordida Cruzada
- Falta de espaço para os dentes
- Classe III e II
- Mordida profunda
- Entre outros.
Os aparelhos podem ser feitos em diversas cores, bem como com adesivos e brilhos.