Lentes de Contato Dental ou Facetas Dentais:

 

O avanço da Odontologia permitiu ter dentes perfeitos em pouco tempo. É possível mudar o formato, cor, fechar espaços e alinhar os dentes.  E o melhor é que podemos realizar esse tratamento com poucos ou nenhum desgaste nos dentes. Isso tudo com as Lentes de contato dental ou facetas.

A cerâmica oferece um resultado muito satisfatório pois consegue se aproximar muito dos dentes naturais, sendo muito resistente.

Este tratamento precisa de um planejamento e estudo prévio. A outra opção seria a resina que também é um material de qualidade estética e funcional.

Marque sua consulta aqui.

 

Principais Perguntas sobre Lente de Contato Dental:

  • Quanto custa uma lente de contato dental?
    A pergunta deveria ser: Quanto vale ter um sorriso bonito? ou Quanto vale sua auto estima? O valor de uma lente de contato pode variar dependendo do material a ser utilizado ou da complexidade do caso. Ou seja, os custos podem não se resumir aos das lentes em si, se o paciente apresentar algum outro problema deverá ser tratado também. Por isso, todas as condições apresentadas pelo paciente em termos de saúde bucal devem ser levadas em conta.
  • As lentes de contato dental precisam de manutenção?
    Um dos principais problemas observados para precisar trocar as lentes de contato é a infiltração por cárie dentária. Isso pode aparecer devido a má adaptação das lentes e precisa de tratamento imediato. A perda de brilho e cor também pode acontecer, embora de maneira mais lenta, tanto pelo consumo excessivo de bebidas ácidas ou pela má qualidade do material. Após a realização da colocação das lentes de contato dental, é indicado fazer retornos semestrais ao dentista com o intuito de monitorar se a higienização dental está bem feita. É necessário manter as lentes e os dentes limpos, escovando os dentes todos os dias. Evitar  o uso de escovas com cerdas duras e agressivas também é uma boa prática para se manter as lentes por muitos anos.
  • Precisa desgastar o dente para fazer as lentes de contato dental?
    Os desgastes realizados nos dentes para fazer esse tipo de tratamento é considerado mínimo, ou as vezes nem é necessário. O dentista que irá tratar dos dentes vai planejar a quantidade de desgaste precisamente para que a lente tenha boa qualidade na coloração e anatomia. Existe casos mais complexos onde é necessário outros tratamentos para se prosseguir no procedimento com as lentes. Ou seja, procedimentos como tratamento de canal, tratamento de cáries ou clareamentos dentais podem ser utilizados.
  • Tenho bruxismo, posso usar lentes de contato?
    Se você possui um ranger involuntário dos dentes, no caso o bruxismo, você pode realizar o tratamento com alguns cuidados. É necessário usar ao dormir uma placa para mordidas que impede o desgaste das lentes e dos demais dentes.
    Porém, nem toda a falha no tratamento é causada pelo mau cuidado do paciente com a saúde dental, isto é: problemas podem ocorrer durante a confecção e aplicação das lentes. Seja pela qualidade inferior da porcelana utilizada nelas, pelos erros na hora de confeccioná-las, adaptação ruim ou mesmo falhas na cimentação das lentes aos dentes.
  • Qual a durabilidade das lentes de contato?
    As lentes de contato dental podem durar vários anos, porém isso varia conforme alguns casos. A manutenção frequente é o principal ponto para que as lentes durem 10, 20 anos. A média de duração das lentes é 10 anos mas já se observou em estudos casos de durabilidade de 20 anos, o que não é sempre garantido.
  • Quais os cuidados com as lentes de contato dental?
    Para se evitar a quebra ou queda das lentes de contato você deve tomar alguns cuidados, como:
    – Evitar roer unhas ou objetos com os dentes que estão as lentes.
    – Não abra objetos com os dentes.
    – Evite ingerir grandes quantidades de alimentos que mancham os dentes com facilidade.
    – Escove os dentes após as refeições e use sempre o fio dental.
    – Evite consumir bebidas muito ácidas.
    – Não fume
    – Se você ranger os dentes involuntariamente, use as placas de mordida para dormir.
    – Use escovas dentais que contenham cerdas macias.
    – Se atente ao uso de géis clareadores sob a superfície das lentes para não deixa-las opacas.
  • Dói para colocar as lentes de contato?

    As lentes de contato são colocadas nas superfícies dos dentes, o que não traz desconforto para o paciente. Se caso for necessário um desgaste onde o paciente sinta sensibilidade, é preciso investigar a causa pois não é normal. A anestesia odontológica pode ser utilizada nesses casos, sendo um procedimento simples. Na maioria dos casos de lentes, a colocação é tranquila e indolor. Pergunte para seu dentista como será o tratamento, garanto que você ficará mais sossegado.

Para saber mais sobre os tratamentos, entre em contato por telefone ou whatsapp e tiraremos todas as suas dúvidas.

Atende em Campinas.

Unidade Cambuí e Unidade Parque Prado

 

Perfil da Dra no facebook - Dra Mariana MazzolaniPerfil da Dra no instagram - @dramarianamazzolaniContato da Dra no whatsapp - 19991091330