Higienização do aparelho
Primeira etapa:
A higienização do seu aparelho dental deve ser feita com fio dental e com a ajuda do passa fio.
Insira o fio dental no passa fio e passe a ferramenta entre o fio do aparelho e o dente, depois é só usar como de costume. Aconselhamos fazer a limpeza sempre de frente para o espelho, facilitando o uso desse auxiliar.
O passa fio pode ser reutilizado após o seu uso, entretanto, precisa ser mantido em ambiente seco e arejado.
O ideal é que o fio dental seja utilizado depois das refeições, antes da escovação.
Se você estiver passando o fio dental e sua gengiva estiver sangrando, saiba que isso não é normal. O sangue informa que a região está inflamada e precisa ser limpa sempre.
Segunda etapa:
Use a Escova ortodôntica em 45º para alcançar todas as áreas dos dentes. A região fica mais difícil de ser atingida devido a presença das peças. Por isso, sempre escove de frente para o espelho.
Faça movimentos de vai e vem por cima do braquete e depois uma leve inclinação na gengiva. Limpe a língua e a parte de trás dos dentes.
Terceira etapa:
Para auxiliar a limpeza dos dentes use a Escova interdental. Ela alcança partes dos dentes que talvez a escova convencional não tenha alcançado. Você encontra para comprar essa escova em farmácias e mercados, ou com seu dentista.
Passe entre os dentes separados ou limpe as peças do aparelho com a escova.
Quarta etapa (finalizando a limpeza do seu aparelho dental):
Para quem tiver dificuldade de higienizar seu aparelho dental com os utensílios relatados a cima, o Enxaguante bucal pode ser usado.
Faça o bochecho por 30 segundos, lembre que isso não precisa ser feito todos os dias.