Limpeza dental – O que é
A limpeza dental permite remover a placa bacteriana. A remoção é feita com um aparelho em baixa potência indolor, que é uma escova acoplada, que circula entre os dentes, de maneira mais rápida.
Quais as consequências de uma limpeza dental errada?
O primeiro estágio de um problema causado pela má higienização da boca é a gengivite.
A gengivite consiste na inflamação da gengiva pela ação do biofilme bacteriano sob os dentes e a gengiva. Suas características são:
- Vermelhidão na gengiva
- Inchaço
- Presença de dor ao toque
- Sangramento espontâneo
Esta fase da doença ainda é reversível, ou seja, uma boa higienização e a limpeza proporcionada pelo dentista são suficientes para não causar maiores danos às estruturas da boca.
A fase avançada da gengivite se chama periodontite. Há destruição do osso, retração da gengiva e, consequentemente, amolecimento e perda dental. Esse estágio da doença é mais crítico porque não há reversão.
Além da gengivite e perda óssea, a má higiene bucal pode causar cáries, mau hálito e perda de dentes, entre outros problemas.
Para quem é indicada a limpeza dental no dentista
A limpeza dental está indicada para todos os pacientes de todas as idades.
Nas crianças que não têm tártaro dental, pode ser feita a profilaxia com escovinha, pasta profilática e aplicação de flúor. A limpeza dental no dentista deve ser feita com uma frequência de seis meses, nos casos em que há um bom controle de placa dental por parte do paciente. Já nos casos de doença periodontal, o paciente precisa realizar as raspagens do tártaro com uma frequência maior. A limpeza no consultório consiste na remoção da placa e do tártaro sobre os dentes, por meio de escovas rotatórias e pasta profilática, instrumentos manuais ou por meio do aparelho de ultrassom odontológico.
Com que frequência deve ser feita?
A limpeza dental no dentista deve ser feita com uma frequência de seis meses, nos casos em que há um bom controle de placa dental por parte do paciente. Já nos casos de doença periodontal, o paciente precisa realizar as raspagens do tártaro com uma frequência maior.
Quais os cuidados após a limpeza?
- Tente não comer por algumas horas
- Não precisa escovar os dentes logo em seguida
- Visite o dentista regularmente
Quais as vantagens de se fazer a limpeza dental sempre?
- Evita o tratamento de canal
- Regride doenças dentárias
- Ajuda na manutenção da higiene dental
- Diminui a chance de perdas dentárias